Receba Informações
TBS - Target Business School

GESTÃO PÚBLICA

Área: Gestão Pública

CURSOS

C/H

PÁG.

Análise de Balanços Públicos

24

37

Análise de Viabilidade em Projetos Públicos

24

37

Auditoria Governamental

24

37

Avaliação de Desempenho no Setor Público

24

37

Conselhos de Políticas Públicas

24

37

Contabilidade Para Executivos Públicos

24

38

Contabilidade Pública

24

38

Contratos Administrativos e seu Gerenciamento

24

38

Controladoria Governamental

24

38

Elaboração e Programação Orçamentária

24

38

Finanças Públicas

24

38

Gestão Estratégica de Custos Públicos

24

39

Gestão Orçamentária e de Custos de Obras

24

39

Ouvidoria no Setor Público

24

39

Pesquisas de Opinião para a Administração Pública

24

39

Planejamento e Gestão das PPP

24

39

Planejamento Governamental

24

39

116 - ANÁLISE DE BALANÇOS PÚBLICOS

Ementa: Elaboração dos Balanços: Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Econômico (Demonstração das Variações Patrimoniais); Análise econômico-financeira dos balanços; Relatório sintético.
Carga horária total: 24 horas

117 - ANÁLISE DE VIABILIDADE EM PROJETOS PÚBLICOS

Ementa: Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Métodos de Análise de Viabilidade de Projetos: payback e payback descontado, taxa interna de retorno – TIR, valor presente líquido – VPL, índice de lucratividade – IL, e taxa interna de retorno modificada – MTIR. Projetos Mutuamente Excludentes. Intersecção de Fischer. Projetos com TIR múltipla. Modelo CAPM e custo de capital de um projeto. Análise de Sensibilidade.
Carga horária total: 24 horas

118 - AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Ementa: Auditoria – conceitos; Riscos, Pontos relevantes, a pessoa do auditor, papéis de trabalho, plano de ação, relatório. Prestação de Contas. Tomada de Contas. Auditoria nas Demonstrações Contábeis. Auditoria Operacional. Relatórios de Gestão Fiscal e Resumido de Execução Orçamentária.
Carga horária total: 24 horas

119 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO

Ementa: Conceituação e definição de avaliação de desempenho; Promoção e progressão tendo como requisito a avaliação do desempenho individual; Avaliação de desempenho como base para a remuneração variável; Avaliação de desempenho no estágio probatório; Alinhamento da política de desenvolvimento dos servidores públicos com a avaliação de desempenho; Avaliação de desempenho institucional; Integração entre o resultado organizacional e a avaliação de desempenho.
Carga horária total: 24 horas

120 - CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Ementa: A constituição dos conselhos: funcionamento, mandatos, responsabilidades, recursos. Modelos de conselhos que promovem a construção de alianças e parcerias intersetoriais. Cidadania, participação cidadã e espaços de representação e construção coletiva do público. Envolvimento dos atores governamentais, não-governamentais ou empresariais. Desafios de implementação: pessoas, finanças, política e administração. Tensão autonomia (política) x dependência (administrativa). Estudos de caso.
Carga horária total: 24 horas

121 - CONTABILIDADE PARA EXECUTIVOS PÚBLICOS

Ementa: Contabilidade e o conjunto das demonstrações econômico-financeiras. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. Processo contábil: contas (plano de contas). Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras.
Carga horária total: 24 horas

122 - CONTABILIDADE PÚBLICA

Ementa: Sistemas Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Compensação. Registro das transações típicas orçamentárias e extra-orçamentárias. Elaboração dos Balanços Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais.
Carga horária total: 24 horas

123 - CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E SEU GERENCIAMENTO

Ementa: Conceito, competência legisferante, espécies de contratos, vigência e eficácia, prazos de duração, garantias, cláusulas exorbitantes, controle do contrato, Inexecução contratual, Teoria da Imprevisão, Caso fortuito, força maior, fato do príncipe, fato da administração, interferências imprevistas, contrato de obra pública, contrato de serviço, contrato de fornecimento, contrato de concessão, concessão de obra pública, concessão de serviço público, contrato de gerenciamento, contrato de gestão. Alterações dos contratos administrativos. Estudo de casos.
Carga horária total: 24 horas

124 - CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL

Ementa: Função. Atribuições. Regimento. Mensuração de Custo x Benefício. Acompanhamento da Execução orçamentária. Metas e Risco Fiscais. Avaliações de Economicidade, Eficácia, Eficiência e Efetividade. Indicadores de mensuração da ação governamental.
Carga horária total: 24 horas

125 - ELABORAÇÃO E PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Ementa: Os novos parâmetros da orçamentação e as funções de planejamento e controle no setor público. O caráter multifacetado do orçamento; As dimensões econômicas e política das escolhas orçamentárias. O ciclo orçamental como seqüência de decisões tomadas num contexto institucional e organizacional. A busca da inovação e a experiência internacional. O orçamento como instrumento de gestão nas organizações governamentais.
Carga horária total: 24 horas

126 - FINANÇAS PÚBLICAS

Receitas Públicas. Fontes de Arrecadação. Consciência do Contribuinte. Despesas Públicas. Formas de Aplicação. Consciência do Cidadão.
Carga horária total: 24 horas

127 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS PÚBLICOS

Ementa: Métodos de custeio. Aspectos técnicos e práticos de sistemas de custos públicos. Custo padrão. Formação do preço de transferência e informações para a tomada de decisões.
Carga horária total: 24 horas

128 - GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E DE CUSTOS DE OBRAS

Ementa: Princípios de Gestão Orçamentária. Classificação dos elementos de despesas quanto a sua natureza. Preparação orçamentária e utilização de orçamentos variáveis. Engenharia de custos. Classificação dos custos. Análise de projeto / visita técnica. EAP. Definição das atividades. Decreto lei 92.100/85. Planilha de serviços. NBR 12.721/92. Composição de cronograma físico – financeiro. Análise de riscos em projetos e obras. Controle e análise de desempenho em projetos e obras. Técnica de valor agregado.
Carga horária total: 24 horas

129 - OUVIDORIA NO SETOR PÚBLICO

Ementa: Histórico sobre a ouvidoria no Brasil. Diferenças entre as ouvidorias estatais e o ombudsman privado. Papéis do ouvidor público. Diferença entre ouvidoria e atendimento ao cidadão. Problemas recorrentes na Administração Pública. Técnicas de implantação e melhoria de ouvidorias.
Carga horária total: 24 horas

130 - PESQUISAS DE OPINIÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ementa: Opinião pública: conceito, formação e comunicação de massa. Construção do projeto de pesquisa de opinião. Sondagens para administração pública. Imagem versus gerência. Tipos de pesquisa de opinião aplicados para usuários de serviços públicos. Estudos de caso.
Carga horária total: 24 horas

131 - PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS PPP

Ementa: Conceitos de PPPs - As modalidades tradicionais de investimentos públicos no Brasil - Regulamentação da Lei de PPP - Características dos Contratos de PPP – Planejamento e Gestão dos projetos de PPP.
Carga horária total: 24 horas

132 - PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

Ementa: Visão histórica da concepção do planejamento governamental. Fundamentos legais do planejamento governamental. Instrumentos de planejamento governamental: Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual. Processo de planejamento governamental: Plano de Governo; Programas, Projetos e Atividades. Execução, monitoramento, avaliação e revisão dos programas. Sistemas de acompanhamento dos planos. O impacto da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Carga horária total: 24 horas

 

© Target Business School
| |